A CEBRI-Revista é um periódico do Centro Brasileiro de Relações Internacionais. A instituição é responsável por sua publicação, política editorial, prioridades e gestão, seguindo as boas práticas de comunicação da ciência aberta.
A Revista cobre uma ampla gama de tópicos relacionados à Política Externa Brasileira e às Relações Internacionais. Busca apresentar o pensamento e análise de observadores e acadêmicos experientes sobre temas importantes da agenda internacional.
São incentivadas contribuições originais de acadêmicos, formuladores de políticas e analistas. As submissões devem ser conceitualmente sólidas, empiricamente fundamentadas e orientadas para policy.
Escritos em português, espanhol e/ou inglês, os artigos são de livre acesso ao público de especialistas e interessados.
A CEBRI-Revista não cobra taxas de submissão, avaliação ou publicação.
A CEBRI-Revista publica policy papers, artigos acadêmicos, análises de conjuntura, resenhas de livros e entrevistas.
Policy Papers
Os policy papers seguem o modelo ensaístico tradicional e devem debater temas contemporâneos das Relações Internacionais ou Política Externa Brasileira e suas implicações para a operação da política. Estes artigos podem ser feitos sob convite dos editores ou submetidos espontaneamente à análise editorial.
A avaliação é feita pela equipe editorial, que deve aceitar ou rejeitar policy papers, mesmo aqueles feitos sob convite. O prazo de revisão de policy papers é de 4 a 6 semanas.
O tamanho máximo para policy papers é de 6 mil palavras. A CEBRI-Revista encoraja os autores a citarem bibliografia pertinente sobre o assunto em questão. Submissões devem conter título, resumo e palavras-chave na língua do texto e em inglês.
Artigos Acadêmicos
A CEBRI-Revista busca artigos que contribuam com algo novo para os debates acadêmicos atuais e que sejam relevantes para os profissionais das Relações Internacionais. O artigo baseado em literatura científica e/ou evidências se assemelha aos artigos acadêmicos tradicionais, que envolvem debates acadêmicos qualificados pela literatura pertinente, porém com um olhar para a política internacional concreta. Ou seja, o artigo deve trazer os principais debates e achados científicos das Relações Internacionais e traduzi-los para o debate de policy em questão.
O artigo acadêmico pode ser feito sob convite da equipe editorial ou submetido à análise editorial via o mecanismo de submissão da CEBRI-Revista. Em ambos os casos, o artigo acadêmico baseado em evidência passa pelo processo de revisão duplo-cega por pares. Todas as submissões destes artigos são inicialmente revisadas pela equipe editorial para garantir o atendimento às demandas da política editorial. Os manuscritos podem ser rejeitados sem revisão por pares nesta fase se não estiverem dentro do escopo temático do periódico, não atenderem todos os requisitos de submissão ou se for detectado plágio. Caso contrário, os manuscritos são enviados para avaliação, geralmente para um mínimo de dois pareceristas independentes. Os resultados dos pareceres serão avaliados pelos editores que decidirão se o artigo deve ser publicado como está, publicado com modificações, ou rejeitado. A CEBRI-Revista tem um processo relativamente rápido de revisão de 6 a 8 semanas.
O tamanho máximo para os artigos acadêmicos é de 7 mil palavras, incluindo referências bibliográficas. Submissões devem conter título, resumo e palavras-chave na língua do texto e em inglês. Devem ainda observar rigorosamente as regras para citação e formatação, bem como demais orientações disponíveis nas Regras para submissão.
Resenhas de Livros
A seção de resenhas de livros de Relações Internacionais cobre os estudos publicados nos últimos cinco anos em todo o campo, do teórico ao voltado para a política, e do regional ao global. As resenhas de livro são feitas sob convite da equipe editorial a acadêmicos ou profissionais. Além disso, podem envolver mais de um livro por resenhista e estarem voltadas a temas gerais de interesse da CEBRI-Revista.
Uma resenha de livro deve informar o leitor sobre o conteúdo, a qualidade e a localização do livro no contexto geral de sua área. A crítica é saudável, desde que bem fundamentada.
As resenhas devem ter no máximo mil palavras por livro resenhado, e devem ter um título.
Entrevistas
As entrevistas são feitas sob convite da equipe editorial a pessoas-chave da política internacional como políticos profissionais, diplomatas, acadêmicos, ativistas e empresários de relevância para as Relações Internacionais do Brasil e do mundo. As entrevistas devem ter aproximadamente 2 mil palavras.
Análises de Conjuntura
As análises de conjuntura são textos curtos que tratam de temas de relevância internacional. Feitos sob encomenda dos editores, as análises de conjuntura têm um formato similar ao de um policy paper, porém voltado a um tema extremamente atual. As análises de conjuntura devem ter no máximo 2 mil palavras. Estes textos não precisam ter citações de bibliografia pertinente, embora sejam encorajadas pela equipe editorial.
A CEBRI-Revista utiliza o sistema <Autor-Data do Estilo de Chicago> para citações e referências bibliográficas, cujas orientações são reproduzidas em português <AQUI>.
A CEBRI-Revista aceita continuamente a submissão de manuscritos de qualquer dos tipos de publicação definidos pela política editorial: policy papers, artigo acadêmico, análises de conjuntura, resenhas de livros e entrevistas.
A submissão e avaliação dos manuscritos é realizada exclusivamente através do sistema online de gestão OJS – Open Journal Systems. Não serão aceitas submissões por e-mail.
Artigos acadêmicos encomendados ou submetidos à CEBRI-Revista passam por duas etapas de avaliação. A primeira visa verificar a adequação dos manuscritos ao escopo do periódico e o cumprimento dos requisitos para avaliação. Os manuscritos selecionados passam para a segunda etapa, na qual os editores associados, apoiados pelo Conselho Editorial, designam um ou mais pareceristas para a avaliação duplo-cega do manuscrito.
Com base nas recomendações desta avaliação, os editores decidem pela aprovação ou rejeição da submissão. Estes procedimentos se aplicam igualmente a artigos que compõem números especiais e/ou dossiês.
As demais publicações recebem um parecer editorial, que avalia sua pertinência temática, adequação à política editorial, qualidade e originalidade.
O tempo médio de resposta é de 6 a 8 semanas para artigos acadêmicos, e 4 a 6 semanas para os demais tipos de submissão, com exceção de análises de conjuntura, cujo tempo de avaliação é de cerca de 1 semana.
No caso de aceite de uma submissão para publicação, o manuscrito passará revisão para adequação às demandas editoriais ou, no caso de artigos acadêmicos, para ajustes baseados nos pareceres de avaliação. Essa etapa será de responsabilidade dos autores. A critério dos editores da CEBRI-Revista, a versão final dos artigos acadêmicos pode ser enviada para uma segunda rodada de avaliação por pares e de revisão dos autores.
Caso a versão final dos manuscritos não atenda satisfatoriamente às demandas editoriais ou de avaliação, a CEBRI-Revista pode decidir pela não publicação.
Os autores sempre têm acesso ao estado de avanço da avaliação através da plataforma de submissão OJS - Open Journal Systems, ou pelo e-mail revista@cebri.org.br.
Política de Verificação de Plágio
A CEBRI-Revista se pauta por uma rígida política anti plágio. Contamos com dois mecanismos para auxiliar na detecção de textos não devidamente citados ou situações que se caracterizam como plágio (incluindo o autoplágio): software de identificação de plágios e o processo de avaliação por pares. A Revista se reserva o direito de recusar manuscritos em que sejam identificados conteúdos plagiados em qualquer extensão.
Quando fica atestado que uma submissão publicada plagiou outro trabalho ou inclui material de direitos autorais de terceiros sem permissão ou com reconhecimento insuficiente, ou quando a autoria do artigo é contestada, nos reservamos o direito de tomar medidas, incluindo, mas não se limitando a: publicar uma errata (correção); publicar uma retratação do artigo; tratar o assunto com a instituição à qual o autor está ligado e/ou órgãos acadêmicos ou sociedades relevantes; e por fim tomar as medidas legais apropriadas.
Política de Igualdade de Gênero e Diversidade
A CEBRI-Revista está comprometida em melhorar o equilíbrio de gênero e a diversidade na disciplina de Relações Internacionais. A publicação busca manter o equilíbrio de gênero dos autores convidados para qualquer edição ou seção especial, bem como garantir pluralidade institucional e geográfica. Além disso, encoraja os autores que submetem materiais a levar em consideração o equilíbrio de gênero em suas referências.
Declaração de Direitos Autorais
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na CEBRI-Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à CEBRI-Revista, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta Revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Política de Privacidade
Os nomes e endereços informados nesta Revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados pela publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.