CEBRI - Curso Índia - Entrevistas

Version EnglishENGLISH VERSION

Curso Índia - Entrevistas

O CEBRI em parceria com a Câmara de Comércio Índia Brasil realizou o Curso "Conhecendo a Índia"!

 

A Índia é um país de tradições milenares, com grande relevância na região e crescente protagonismo no tabuleiro global. Além disso faz parte do BRICS
 

Sabemos pouco sobre seus valores e história aqui no Brasil!

Conhecer a cultura indiana e aspectos sociais do país é fundamental para entender suas questões políticas econômicas e a sua inserção no contexto internacional.

 

Assista aos vídeos!

 

 

Rashmi Singh - Aspectos Políticos e Culturais

A professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas Rashmi Singh foi uma das palestrantes do curso organizado pelo CEBRI e a Câmara de Comércio Índia Brasil Conhecendo a Índia, realizado na última semana. Ela destaca o papel do think tank como promotor do conhecimento acerca do país, ainda pouco estudado no Brasil e destaca pontos de semelhança entre Índia e Brasil, cujo ambiente sócio-cultural considera parecido, bem como certos traços culturais Rashmi Singh é graduada em História pela Delhi University, Índia, Mestre em História pela Jawaharlal Nehru University, Índia, e Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science, Reino Unido. Possui expertise regional sobre o Oriente Médio e Ásia do Sul. É fluente em hindi e urdu e possui conhecimentos de árabe. A professora Rashmi Singh, também atuou como membro do World Economic Forum, Global Agenda Council of Terrorism entre 2013 e 2014. Ela tem atuado como consultora, instrutora e professora em várias agências governamentais, organizações internacionais e militares, incluindo cursos para a OTAN, Scottish Police, London Metropolitan Police, The Royal Military Academy Sandhurst, George C. Marshall European Centre for Security Studies, The British Home Office e as Forças Armadas Alemãs. É editora associada da Perspectives on Terrorism e atua como membro de diversos conselhos editoriais e científicos internacionais tais como o International Journal of Conflict and Violence.

 

Pedro Mariano - Comércio Brasil-Índia: desafios e oportunidades

O diplomata responsável pela área econômica da Embaixada do Brasil em Nova Delhi, Pedro Mariano, foi um dos professores do curso Conhecendo a Índia, organizado pelo CEBRI e a Câmara de Comércio Índia Brasil na última semana. Mariano ressalta o incremento de parcerias comerciais e fluxos de negócios entre o Brasil e a Índia, país que tem uma economia diversificada, incluindo setores tecnológicos. Para o diplomata, iniciativas como a do CEBRI para aumentarem o conhecimento sobre o país asiático são fundamentais. Pedro Mariano Martins Pontes é diplomata de carreira desde 2013. Responsável pela área econômica da Embaixada do Brasil em Nova Delhi desde o início de 2018, serviu também na Embaixada do Brasil em Buenos Aires e trabalhou no setor de imprensa do Itamaraty em Brasília. Pedro Mariano é formado em Ciências Sociais pelo CPDOC/FGV, onde trabalhou por dois anos como assistente de pesquisa em projetos relacionados à história da política externa brasileira e do programa nuclear brasileiro.

 

Leonardo Ananda - Fazendo negócios com a Índia

O Presidente e fundador da Câmara de Comércio Índia Brasil, Leonardo Ananda Gomes, comenta a importância de iniciativas como a do curso do CEBRI Conhecendo a Índia para que os brasileiros tenham mais contato com o país, cuja economia é hoje a que mais cresce no mundo. Leonardo Ananda é Cônsul Geral Honorário da República da Índia no Rio de Janeiro e Presidente e um dos fundadores da Câmara de Comércio Índia Brasil. É Bacharel em Relações Internacionais pela PUC-MG e em Direito pela UFMG e pós-graduado em Direito Internacional pelo CEDIN/Milton Campos. Leonardo Ananda foi também membro da diretoria fundadora do Centro Ramakrishna Vedanta de Belo Horizonte e possui anos de experiência e contato com a Índia, nos âmbitos empresarial, institucional e cultural, já tendo realizado 38 viagens ao país asiático. Com forte atuação no fomento das relações Índia-Brasil, já liderou e contribuiu para o sucesso de diversos projetos entre estes países.

Glória Souza - Aluna UFRJ

A estudante de Relações Internacionais da UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro Glória Sousa, participou do curso do CEBRI Conhecendo a Índia como bolsista. Ela foi a vencedora de um concurso organizado pelo Centro nas redes sociais. A estudante destaca a estrutura e o valor acadêmico do curso, com destaque para a amplitude de aspectos abordados durante as aulas.

 

Conteúdo Relacionado

Centro Brasileiro de Relações Internacionais