06/11/2013
Com a preocupação de trazer à discussão temas de interesse nacional, o CEBRI coordenou, em 2013, o projeto Produtos de Saúde: o papel da Convergência Regulatória no Desenvolvimento da Indústria Brasileira, com o objetivo de desenvolver um estudo que sensibilizasse formuladores de políticas públicas, governantes e sociedade acerca dos prós e contras da Convergência Regulatória para o Setor de Produtos de Saúde, em particular o do Brasil, com vistas ao desenvolvimento da indústria brasileira. Este estudo visou, ademais, explorar as vantagens que o Brasil poderia obter em um contexto de integração regional.
Coordenação: Adriana de Queiroz
Assistentes: Maria Julia Torres e Thaís Justen
Estagiária Voluntária: Letícia Nogueira
Pesquisador: Ronaldo Fiani (IE/UFRJ)
Assistente Voluntária de Pesquisa: Mariana Paredes
Publicação
Vídeos
Podcasts
Download áudioCadeias globais e o desenvolvimento da indústria doméstica
Download áudioO desafio da convergência e da inserção do Brasil nas cadeias globais
Fotos
Eventos
Workshop 'Convergência Regulatória, Desenvolvimento da Indústria Doméstica e Cadeias Globais'
Este workshop foi realizado em parceria com o ISAGS - Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde, em sua sede, no dia 19 de junho de 2013, com o objetivo de testar as hipóteses iniciais do Estudo e captar as dificuldades e sensibilidades enfrentadas pelas empresas para o desenvolvimento da indústria doméstica no Brasil. Este workshop seguiu as regras de Chatham House, tendo sido preservadas as identidades de seus participantes.
Entrevistas
Entrevistas presenciais com a ANVISA, BNDES, CASA CIVIL (Proreg) e MINISTÉRIO DA SAÚDE, assim como com ex-prestadores de serviços destas instituições, após a realização do Workshop, no intuito de testar as hipóteses iniciais do Estudo, assim como as percepções obtidas através das discussões com o setor privado.
2012
Em 2012, o CEBRI coordenou outro projeto, que resultou na publicação ‘Desenvolvimento da Indústria Doméstica em Contexto de Crise Internacional: avaliando estratégias’, a qual incluiu estudo de caso sobre o setor de produtos de saúde - Equipamentos Médicos, Hospitalares e Odontológicos (EMHO). Naquela ocasião, o CEBRI se antecipou ao trazer ao debate público o tema de política de margens de preferências (ou política de conteúdo local) em compras públicas no setor da saúde no Brasil.
Esses dois projetos, portanto, se complementam à medida em que agregam, ao debate nacional e internacional, duas problemáticas em torno da estratégia de desenvolvimento e inserção internacional da indústria doméstica de produtos de saúde no Brasil, sendo elas: a política de margens de preferências (ou política de conteúdo local) e inserção nas cadeias globais via convergência regulatória.
Copyright © 2013 Cebri, Todos os direitos reservados.