Version EnglishENGLISH VERSION

Quem ganha e quem perde com a baixa cotação do petróleo? Cenários para o Brasil e o pré-sal

Thu May 28 00:00:00 BRT 2015

Imagem evento destaque

Podcasts

  • Download audio CEBRI DEBATE: Quem ganha e quem perde com a baixa cotação do petróleo? Cenários para o Brasil e o pré-sal

Conteúdo

Programação

15h30Credenciamento

16h00Palestra

  • Imagem do palestrante

    Ciro Marques Reis

    UERJ

 

Sobre o tema:

O petróleo - a commodity mais estratégica do mundo contemporâneo – vem desde meados de 2014 apresentando acentuada queda em suas cotações. O preço do barril abandonou os três dígitos em setembro de 2014, e despencou para 60 dólares três meses depois. De que forma esse novo cenário impactará na exploração e produção do pré-sal brasileiro, posto que os baixos preços da commodity pressionam a viabilidade econômica de óleos de maior custo de produção? Em um contexto mundial de aumento da oferta, estagnação econômica, guerra de preços, conflitos geopolíticos, ambiente especulativo, e restrição de acesso a créditos, quais estratégias devem ser traçadas pelo país para levar a diante o desafio do pré-sal?

 

Sobre o palestrante:

Ciro Marques Reis, atualmente cursando o doutorado em Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), é graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004), Mestre em História Política (Linha de Pesquisa: Política e Cultura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Janeiro de 2011). Colaborador do NUCLEAS (Núcleo de Estudos da Américas da UERJ), desenvolvendo temas de pesquisa vinculados ao pensamento autoritário brasileiro nos anos 30, é pesquisador do Grupo de Pesquisa Geografia Brasileira: História e Política (GeoBrasil) da UERJ, desenvolvendo temas de pesquisa vinculados à globalização e suas expressões territoriais.

 

Fotos

 

voltar

Local

Rua Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, Brazil

Thu May 28 00:00:00 BRT 2015
16:00 às 18:00

Informações gerais

Os eventos do CEBRI são gratuitos. Em caso de falhas no site, inscreva-se através do email eventos@cebri.org.br.

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais