JORNADA DE DIÁLOGOS BRASIL-ARGENTINA

Version EnglishENGLISH VERSION

JORNADA DE DIÁLOGOS BRASIL-ARGENTINA

October 26, 2020

Imagem evento destaque

Conteúdo

JORNADA DE DIÁLOGOS BRASIL-ARGENTINA 

Uma parceira do Centro Brasileiro de Relações Internacionais e Berensztein 

 

 

Relações políticas e econômicas Brasil-Argentina

Brasil e Argentina passaram, ao longo de sua história, por momentos de competição, de rivalidade e de estreitamento de relações. Duas das maiores economias da região, os dois vizinhos foram a base do processo de integração regional no Cone Sul e estabeleceram acordos e parcerias estratégicas. O objetivo do painel é debater e analisar a evolução e o atual momento das relações políticas e econômicas entre os dois países, em uma perspectiva regional e global.

 

Defesa e segurança na América do Sul: uma visão brasileira e argentina

Defesa e segurança são temas centrais para a consolidação e para a inserção estratégica dos Estados-nação, pois envolvem não só a doutrina e as prioridades domésticas, como a análise das relações regionais e globais. Com isso, o objetivo do painel é analisar e debater as perspectivas de segurança e defesa de Brasil e Argentina em relação à América do Sul.

 

 

Cooperação empresarial Brasil-Argentina

Historicamente, Brasil e Argentina estão entre os maiores parceiros comerciais não só um do outro, mas também dos países da região. Com o avanço da integração regional, o processo de complementariedade econômica se aprofundou, com a consolidação de mecanismos de cooperação empresarial e financeira. Por ser um tema basilar do relacionamento bilateral, o painel tem como objetivo avaliar e analisar as perspectivas e as lacunas para a cooperação empresarial entre Brasil e Argentina.

 

 

Energia e Sustentabilidade

A energia e o acesso aos recursos naturais são os motores do crescimento dos países e ocupam um papel central na história do desenvolvimento econômico de Brasil e Argentina. Com isso, o painel visa promover uma análise e a troca de experiências sobre as oportunidades e desafios para o desenvolvimento do setor, bem como contemplar a importância da adoção de práticas sustentáveis.

Data: 26 de outubro de 2020

Horário: 18h00 às 19h30

 

Cooperação Estratégica e medidas de confiança mútua no campo Nuclear

O painel visa promover uma análise qualificada acerca da importância da cooperação nuclear para o relacionamento bilateral dos vizinhos sul-americanos. Destaca-se, nesse ínterim, os acordos bilaterais, a formação da ABACC e o Acordo Quadripartite, com a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA)

Data: Informaremos a nova data

voltar

Local

R. Marquês de São Vicente - Gávea, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

October 26, 2020
18:00 às 19:30

Informações gerais

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais