Version EnglishENGLISH VERSION

Eleições Presidenciais EUA 2016

Tue Oct 25 00:00:00 BRST 2016

Imagem evento destaque

Podcasts

Conteúdo

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) organizou em parceria com o Consulado dos Estados Unidos do Rio de Janeiro o “Seminário sobre as Eleições Presidenciais dos EUA 2016” no dia 25 de outubro, no hotel J.W. Marriott em Copacabana. Maria Esperidião, Editora Internacional do Jornal Nacional da TV Globo, foi a moderadora do debate que reuniu especialistas, em dois painéis, para dialogarem sobre a dinâmica política do país, as expectativas para o Brasil e a América Latina, além de assuntos relacionados à agenda doméstica e externa dos EUA.

Os palestrantes do primeiro painel foram Penny Lee (Conselheira Sênior da Venn Strategies, LLC e ex-Diretora Executiva da Associação dos Governadores Democratas) e David Kramer (Sócio da Baird Holm, LLP e ex-Presidente do Partido Republicano no Estado de Nebraska). Faltando duas semanas para as eleições norte-americanas, os dois estrategistas debateram os principais temas da campanha, entre eles a economia, imigração, comércio, segurança, terrorismo e o papel dos Estados Unidos no mundo, além de questões de gênero. Eles discursaram sobre o processo das primárias dos dois partidos, com o fenômeno Bernie Sanders no lado democrata e com 16 candidatos no lado republicano. Houve uma discussão sobre as consequências dos resultados das urnas para o país e o mundo.

Na segunda parte do evento três palestrantes discursaram sobre perspectivas das eleições com relação ao Brasil e a América Latina. A Professora Lia Valls da Fundação Getúlio Vargas falou sobre comércio exterior e governança multilateral. Caiu significativamente a importância dos EUA no comércio exterior brasileiro, e é muito pouco provável que haja um acordo de livre comércio Brasil-EUA. O Professor Marcial Suarez da Universidade Federal Fluminense palestrou sobre desafios e oportunidades na cooperação hemisférica em segurança internacional. Ele compartilhou dados sobre violência e tráfico de armas nas Américas. Por último o Gerente de Relações Institucionais da Parnaíba Gás Natural, Damian Popolo trouxe questões energéticas para o debate, particularmente de petróleo, gás e sobre mudanças climáticas. A crise hidrológica no Brasil está crítica, e há necessidade para mudanças estruturais na matriz energética brasileira.

 

Programação

14hCredenciamento e Welcome Coffee

 

14h30Abertura

  • Imagem do palestrante

    Luiz Augusto de Castro Neves

    Vice-Presidente Emérito do CEBRI

  • Imagem do palestrante

    Viraj LeBailly

    Cônsul e Diretora da Seção de Imprensa, Educação e Cultura; Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro

 

 

14h45-16h30Painel 1: Eleições Presidenciais EUA – 2016 

 

 

Moderadora:

  • Imagem do palestrante

    Maria Esperidião

    Editora Internacional, Jornal Nacional - TV Globo

 

 

16h30-18h30Painel 2: Expectativas das Eleições Americanas de 2016 para o Brasil e a América Latina

 

  • Imagem do palestrante

    Marcial A. G. Suarez

    Professor de Ciência Política e Relações Internacionais, UFF

  • Imagem do palestrante

    Lia Valls Pereira

    Especialista em Análise Econômica da FGV

  • Imagem do palestrante

    Damian Popolo

    Gerente de Relações Institucionais, Parnaíba Gás Natural

 

Moderadora:

  • Imagem do palestrante

    Maria Esperidião

    Editora Internacional, Jornal Nacional - TV Globo

 

18h30Encerramento

 

 

 

Parceria

 

 

 

 

Photos

 

voltar

Local

Av. Atlântica, 2600 - Copacabana, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Tue Oct 25 00:00:00 BRST 2016
14:00 às 18:30

Informações gerais

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais