Version EnglishENGLISH VERSION

A diplomacia nuclear de Obama vista de Brasília

Wed Oct 30 00:00:00 BRST 2013

Imagem evento destaque

Podcasts

Conteúdo

Debatedores: Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves (CEBRI), Embaixador Marcos de Azambuja (CEBRI), Renata H. Dalaqua (CEBRI) e Carlo Patti (PUC-Rio).

No início do mandato como Presidente dos EUA, Barack Obama expressou seu compromisso para com o fortalecimento da ordem nuclear e defendeu a adoção de medidas na direção do desarmamento nuclear global. Esses esforços ficaram conhecidos como a Agenda de Praga, elaborada pelo Presidente americano para “reduzir os perigos nucleares e buscar a paz e a segurança de um mundo livre de armas nucleares”.

No intuito de entender a atitude brasileira frente a Agenda de Praga, o Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) promoverá um debate sobre as principais propostas de ações de cooperação em assuntos nucleares feitas pelo Presidente Obama e a política externa brasileira recente para não-proliferação e desarmamento nuclear.

 

Tópicos para debate:

  • Agenda de Praga, os esforços de Obama para reduzir as ameaças nucleares e atingir “a paz e a segurança de um mundo livre de armas nucleares”;
  • A reação internacional à Agenda de Praga;
  • A diplomacia nuclear do Brasil nos últimos anos;
  • A tensão entre as visões de Washington e de Brasília acerca do regime de não-proliferação nuclear.

 

O evento marca o lançamento do CEBRI Artigo Brazil and the Prague Agenda: convergence and conflict between Brasilia and Washington’s views on achieving nuclear disarmament and curbing nuclear proliferation, escrito por Renata H. Dalaqua, Coordenadora de Projetos do CEBRI.

 

Fotos

voltar

Local

Rua Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, Brasil

Wed Oct 30 00:00:00 BRST 2013
15:00

Informações gerais

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais