BOTÃO

Meu cebri Logotipo

Version EnglishENGLISH VERSION

COP21: Um Balanço da Agenda Global do Clima

Tue Dec 15 00:00:00 BRST 2015

Imagem evento destaque

Vídeos

Podcasts

  • Download audioMesa-redonda - COP21: Um Balanço da Agenda Global do Clima

Conteúdo

 

 

Programação

15h00Credenciamento

15h30Abertura

  • Imagem do palestrante

    Rafael Benke

    CEBRI

15h45Palestras

  • Imagem do palestrante

    Branca Americano

    Instituto Clima e Sociedade

Branca Americano é a responsável pelo Programa de Políticas Climáticas do Instituto Clima e Sociedade. Trabalhou na Coordenação Geral de Mudanças Globais do Clima do Ministério da Ciência e Tecnologia de 1997 a 2009. Participa das negociações internacionais no âmbito da Convenção do Clima e do Protocolo de Quioto desde 2000. Participa de vários grupos e atividades no âmbito da Convenção do Clima, Protocolo de Quioto e do IPCC. De março de 2009 a março de 2011 trabalhou no Ministério do Meio Ambiente. Foi Diretora do Departamento de Mudanças Climáticas e Secretária de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente

 

  • Imagem do palestrante

    Eduardo Viola

    UNB

Eduardo Viola é, desde 1993, professor titular do Instituto de Relações Internacionais da UnB e, desde 2008, coordenador do Grupo de Pesquisa em Mudanças Climáticas e Relações Internacionais. Foi professor visitante de várias universidades, entre as quais, Stanford, Texas, Amsterdã, Colorado e Notre Dame. É membro de vários comitês científicos nacionais e internacionais. É autor de quatro livros e mais de 70 artigos, publicados em periódicos científicos especializados em vários países.

 

  • Imagem do palestrante

    Fabio Scarano

    Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável 

Fabio Rubio Scarano é Diretor Executivo da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável desde maio de 2015. Coordena os componentes técnicos e científicos de projetos desenvolvidos pela fundação, especialmente no que diz respeito aos temas ligados à biodiversidade e serviços ambientais, adaptação às mudanças climáticas e agricultura sustentável. Fabio foi autor no quinto relatório de avaliação do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, 2014) e no primeiro relatório do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PBMC, 2014).

  • Imagem do palestrante

    Laudemar Aguiar

    Coordenação de Relações Internacionais, Prefeitura do Rio

Laudemar Gonçalves de Aguiar Neto é, desde janeiro de 2013, Coordenador de Relações Internacionais da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi aprovado no Concurso de Admissão à Carreira Diplomática em 1981. Após formar-se no Instituto Rio Branco, serviu em diversas Embaixadas, como Moscou e Paris. Trabalhou em diferentes áreas no Ministério de Relações Exteriores e na organização do Grupo de Trabalho Logístico da I Cúpula América-Latina e Caribe – União Europeia (1999); foi Secretário Nacional de Organização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), a maior conferência já realizada pelo Sistema ONU. 

  • Imagem do palestrante

    Marcelo Vieira

    Sociedade Rural Brasileira

Marcelo Weyland Barbosa Vieira é Vice-Presidente da Sociedade Rural Brasileira. É engenheiro e cafeicultor. Foi um dos pioneiros na fundação da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA, na sigla em inglês) em 1991 e a presidiu até 2003. Em 2006 foi reeleito. Desde 2014 é seu vice-presidente. É produtor rural em Minas Gerais, e diretor das atividades de açúcar e álcool da Adecoagro no Brasil.

 

  • Imagem do palestrante

    Rodrigo Lima

    Agroicone

Rodrigo Lima é Diretor Geral da Agroicone. Advogado com expertise em comércio internacional, barreiras não-tarifárias e desenvolvimento sustentável. Acompanha as negociações da Organização Mundial do Comércio (OMC), da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima e do Protocolo de Quioto, da Convenção sobre Diversidade Biológica, do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, do Protocolo de Nagoya e outras questões regulatórias relacionadas ao setor agrícola. Autor do livro "Medidas sanitárias e fitossanitárias na OMC: neoprotecionismo ou defesa de objetivos legítimos". 

 

MEDIADORA:

  • Imagem do palestrante

    Clarissa Lins

    Catavento Consultoria

Clarissa é economista e sócia fundadora da Catavento consultoria. Trabalha há mais de dez anos assessorando empresas brasileiras em estratégia de sustentabilidade, gestão e prestação de contas, com a ambição de influenciar tomadores de decisão. Anteriormente, Clarissa foi diretora executiva da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável, gerente executiva de Estratégia Corporativa da Petrobras, assessora especial da Presidência do BNDES e chefe de gabinete da Secretaria de Política Econômica no Minstério da Fazenda.

 

17h15Debate

 

Agenda Temática:

  • O Acordo alcançado na COP 21 pode ser considerado bem sucedido?
  • Quais foram os avanços mais significativos?
  • Quais são os maiores desafios para os países em desenvolvimento em cumprirem suas metas?
  • O que esperar das decisões tomadas em torno do tema do financiamento climático?
  • Como podemos avaliar o papel do Brasil nas negociações?
  • Quais são os proximos passos?
  • Que outras iniciativas  ganharam relevância e podem influenciar o contexto brasileiro?

 

Parceria:

 

                           

 

Fotos

 

voltar

Local

R. Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, Brasil

Tue Dec 15 00:00:00 BRST 2015
15:30 às 18:00

Informações gerais

Os eventos do CEBRI são gratuitos. Em caso de falhas no site, inscreva-se através do email eventos@cebri.org.br.

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais