Version EnglishENGLISH VERSION

As relações Estados Unidos-China como o eixo de reestruturação da Ordem Internacional

Thu Nov 24 00:00:00 BRST 2016

Imagem evento destaque

Podcasts

  • Download audioAs Relações Estados Unidos-China Como o Eixo de Reestruturação da Ordem Internacional

Conteúdo

 

“As Relações Estados Unidos-China Como o Eixo de Reestruturação da Ordem Internacional" foi o tema da palestra proferida hoje pelo Embaixador Sergio Amaral, membro do Conselho Curador do CEBRI e Embaixador do Brasil em Washington. O evento foi presidido pelo Rafael Benke, Presidente do Conselho Curador do CEBRI. Estavam presentes vários membros dos Conselhos do CEBRI, além de muitos estudantes e representantes do setor privado e de organizações da sociedade civil. O Embaixador falou sobre o momento atual de cooperação e confrontação entre as duas grandes potências do século vinte-e-um. Foi uma reflexão otimista sobre os primeiros três meses de sua atuação em Washington.

A palestra destacou a atual geopolítica da infraestrutura chinesa, a nova Rota da Seda, em competição com a Rússia, e também o grande investimento na África e na América Latina, aonde a China tem grande presença com um sentido estratégico. Ela é o principal parceiro comercial do Brasil, que tem que ter boas relações com ambas potências, pois o mundo não é mais europeu-centrico. Houve discussão sobre as perspectivas com o novo presidente dos Estados Unidos e as relações Brasil-EUA; sobre o novo regionalismo no comércio internacional com a perda da centralidade da OMC; sobre o TPP; o papel da Rússia; e sobre as relações EUA-Índia.

 

Sobre o Palestrante:

Embaixador do Brasil em Washington e Membro do Conselho Curador do CEBRI. Atuou como Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Presidente da Camex e do Conselho do BNDES. Serviu como Embaixador do Brasil em Paris e Londres. Foi também Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente, Ministro-Chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência da República e Porta-Voz do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Além disso, foi Diretor da FAAP e Presidente do Conselho Empresarial Brasil-China.

 

Fotos

 

voltar

Local

R. Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, Brasil

Thu Nov 24 00:00:00 BRST 2016
11:00 às 12:30

Informações gerais

DÚVIDAS OU CONTATO

Centro Brasileiro de Relações Internacionais