Version EnglishENGLISH VERSION

Apresentação dos Resultados dos Núcleos Temáticos de 2016

Tue Feb 07 00:00:00 BRST 2017

Imagem evento destaque

Conteúdo

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI) realizou, no dia 07 de fevereiro, o evento de apresentação dos resultados dos seguintes Núcleos Temáticos de 2016: Brasil no Novo Contexto Sul-Americano, Inserção Econômica Internacional e Eixo Ásia: Transformações Geoeconômicas e Geopolíticas. A iniciativa aconteceu na sede do CEBRI, abrangendo um painel para cada núcleo temático e contou com o importante apoio da CAF-Banco de Desenvolvimento da América Latina.

O painel I, América do Sul, contou com a presença de Maitê Bustamente, Senior Fellow do CEBRI; Lucia Maduro, autora do paper “Mercosul: Crise e Oportunidade de Reflexão sobre a Agenda de Integração” e da pesquisadora Maria Regina Soares de Lima, Conselheira Curadora do CEBRI. O primeiro painel levou em conta a crise institucional do Mercosul, os maiores desafios do bloco e o mapeamento de prioridades de ações.

O painel de Inserção Econômica Internacional contou com a presença de Mario Marconini, Senior Fellow do CEBRI; Karla Borges, autora do paper “A OMC e o Comércio do Século XXI: A Importância de Disciplinas Multilaterais para o Comércio Digital”; Embaixador José Alfredo de Graça Lima, como debatedor, e Embaixador Gelson Fonseca Jr., como mediador do debate. Foi destacada no painel a necessidade brasileira de definição de uma estratégia de inserção internacional que possibilitasse a liberalização comercial, o aumento da competitividade da indústria nacional e a inserção do Brasil nas cadeias globais de valor.

O último painel, Eixo Ásia, presidido pelo Embaixador Valdemar Carneiro Leão Neto, Senior Fellow do CEBRI, contou com a presença de Adriana Abdenur, autora do paper The Geopolitics of East Asia: New Geometries of Competition and Cooperation; Embaixador Luiz Augusto de Castro Neves, Presidente do Conselho Empresarial Brasil-China (CEBC), como mediador e de Roberto Fendt, Secretário Executivo do CEBC, como debatedor. Na mesa, a Ásia foi descrita como uma região instável, cuja desestabilização político-econômica afeta diretamente a economia global, com efeitos geopolíticos e geoeconômicos que impactam direta e indiretamente o Brasil.

Acesse os artigos:

Inserção Econômica Internacional

Eixo Ásia Transformações geopolíticas e geoeconômicas no Leste Asiático

O Brasil no novo contexto Sul-Americano 

 

Fotos

 

voltar

Local

R. Candelária, 9 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, 20091-020, Brasil

Tue Feb 07 00:00:00 BRST 2017
14:00 às 18:00

Informações gerais

DÚVIDAS OU CONTATO

Conteúdo Relacionado

Centro Brasileiro de Relações Internacionais