CEBRI

Version Brazilian FULL CONTENT IN PORTUGUESE

Brasil, China e a Arquitetura da Governança Global

March 16, 2010

Content

O Centro Brasileiro de Relações Internacionais (CEBRI), com o patrocínio do UK Department for International Development (DFID) e o apoio da Fecomércio-RJ, realizará o Seminário Internacional Brasil, China e a Arquitetura da Governança Global.

 

Este seminário terá foco na percepção de Brasil e China, suas visões e níveis de envolvimento na arquitetura institucional global e nos processos de decisão política de hoje. Serão debatidos tanto os padrões atuais como os emergentes da ordem global, expressos e ilustrados pelas instituições intergovernamentais em relação às principais dimensões da ordem global: segurança, finanças, comércio, desenvolvimento. Nas discussões serão tratadas as reformas e transformações em algumas instituições multilaterais, atentando para a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial, o FMI, os Bancos Regionais, a Organização Mundial do Comércio (OMC), a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (CQNUAC) e as coalizões internacionais (por exemplo, G8, OCDE, G20, União Européia, Brics e IBSA).

 

No programa será aberto espaço para a discussão sobre os atores emergentes, seu papel na governança global e sua leitura sobre as transformações em curso. As questões serão analisadas tanto através dos prismas das experiências de Brasil e de China no desenvolvimento global.

 

LOCAL: Auditório da Fecomércio. Rua Marques de Abrantes, 99 – Flamengo. Rio de Janeiro - RJ
HORÁRIO: 09h00
INSCRIÇÃO: nome, instituição, cargo, endereço, telefone, fax e e-mail para eventos@cebri.org.br

 



INFORMAÇÕES: (21) 2219-4469 ou 2219-4464 – Walquiria Felizardo ou Thaís Justen

 

Para acessar as apresentações, clique sobre o nome do palestrante:  

 

Paulo Roberto de Almeida  

 

Clique aqui para acessar as apresentações realizadas no Seminário.

Assista o seminário no canal CEBRIOnline.

Back

Local

March 17, 2010
00:00

General Informations

QUESTIONS OR CONTACTS

Brazilian Center For International Relations